Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS

          A sociedade em que vivemos está em constante modificação, principalmente no que diz respeito a tecnologia. Pense em quantos hábitos voçê tem mudado nesses últimos anos, por exemplo: voçê mandou quantas cartas para alguém nesse ano? Voçê precisou de uma enciclopédia para fazer algum tipo de pesquisa? E pensar que não é necessário enfrentar filas de banco para fazer algum tipo de transação, podendo essa ser feita pela Internet? Esses são alguns exemplos de como a tecnologia principalmente com  a internet revolucionou o mundo da tecnologia.
     Nas salas de aula essa evolução está começando a acontecer, possibilitando a inclusão das tecnologias digitais. Hoje, ter um laboratório de informática equipado com computadores ou outras tecnologias é uma realidade que abrange cada vez mais escolas, nesse caso as escolas públicas.
    Segundo a Revista TV escola de junho de 2010, na rede pública, a previsão do MEC é que, até o fim de 2010, 93% dos alunos terão acesso a computadores. Eles estão sendo beneficiados pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional, o Proinfo Integrado, que vem equipando a rede pública com laboratórios e softwares desde 2006. Até o fim do ano, 70 mil escolas do país terão sido atendidas pelo programa, tanto nas cidades quanto em áreas rurais. Mas já não basta mais ter computadores; é preciso que eles estejam conectados. Portanto, o acesso à Internet também alcança um número cada vez maior de instituições de ensino: lançado em 2008, o programa Banda Larga nas Escolas já promete garantir uma boa conexão de internet a 55.000 mil escolas, também até o fim do ano.
    Mas por outro lado, essa tecnologia toda "obriga" os professores a trabalharem com um mundo em que seus alunos vivem e são "bons", e nesse caso ainda está faltando apoio, mais cursos de capacitação ajudaria bastante. Devemos levar em conta que essas mudanças são lentas e demora muito para de adaptar a um novo jeito de trabalhar diferente do que se está acostumado.
   Essa nova era digital traz muitas vantagens, entre elas a troca de informação e a produção do conhecimento em conjunto com a internet, outra vantagem é ter o universo de informações da internet na sala de aula e nesse caso, diante dessa infinidade de informações há muita coisa que deve ser descartada, nisso o professor pode atuar como mediador-organizador do aprendizado e ajuda a "filtrar" as informações e ajudar a compreender o mundo fora da sala de aula como um todo e em tempo real.
   Devemos lembrar no entanto, que o computador deve ser usado como uma ferramenta e não como um material didático único e exclusivo, ainda é importante o uso de lápis e do papel, o que a tecnologia faz é criar ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem em que pessoas "interessadas" possam aprender.